terça-feira, 31 de maio de 2011

Férias ?


Atleta tira férias? A pergunta é pertinente. Primeiro porque quem pratica o esporte seja por hobby ou competitivamente não consegue ficar muito tempo assim parado, sentado no sofá, de pernas para o ar, comendo e ganhando bons quilos na balança. E depois porque bem provavelmente o esporte seja um daqueles prazeres inseparáveis e parte do dia a dia.
Além disso, durante as férias, talvez como em nenhum outro momento da temporada, possamos dar atenção a alguns aspectos mais básicos e fundamentais, principalmente para o triatleta comprometido com sua performance, longevidade esportiva e, porque não, de sua saúde e competitividade.
Minha sugestão é fazer coisas diferentes para dar uma folga para a mente e, como acredito devemos levar uma temporada, minimizar nossas fraquezas esportivas. Para isso, procure se divertir em cada saída para um treino, faça treinos diferentes daqueles realizados durante a temporada competitiva e procure conhecer-se melhor para avaliar onde pode gastar seu tempo para melhorar aquela habilidade ou capacidade que mais precisa de atenção e esforço.
E claro, descanse muito para voltar com força total quando realmente precisar daquela energia extra. Ou não, afinal,  para seu conhecimento, de uma a tres semanas parado e você pode perder 25-30% de sua capacidade física. De um a tres meses parado e você pode esperar uma perda de performance de 40-50%. Caso você não seja um atleta de elite e ficou parado esse tempo, provavelmente estará novamente num nível de aptidão física bem próximo do que quando começou a praticar exercícios e se envolveu com o esporte. Fica então evidente a necessidade de manter o motor aquecido para que temporada após temporada uma melhora possa ser encontrada em quem comprometidamente se envolveu no triathlon. Apresentamos abaixo algumas alternativas para manter essa evolução e continuarmos discutindo o tema.
Pontualmente, as férias podem servir para (dentre outras inúmeras alternativas e abordagens):
1-Melhorar a base de corrida
Não tem segredo, desenvolvimento sustentável e consistente na corrida tem como base, consistentes ciclos de treino, anos de prática, poucas lesões e a manutenção de sessões de treino chave (baseados no próprio conhecimento do que funciona ou não em cada caso). Portanto, mantenha uma boa corrida longa, mesmo que diminuindo a frequência dos treinos, o que é até recomendável. Não deixe de correr forte quando sentir confortável com o ritmo. Encontre novas rotas, terrenos e companhias para arejar a rotina árdua dos treinos. Ou, como em tudo que temos deficiência, concentre seus esforços em melhorar sua fraquezas. 
2-Melhorar a técnica nas tres modalidades
Técnica, sensibilidade, e conhecimento do corpo são armas de grandes atletas. Se você não teve os anos de prática que “monstros” do esporte tiveram para pacientemente e talvez inconscientemente, desenvolver tais habilidades, abuse e use dos recursos hoje disponíveis e vá atrás de conhecimento digno de confiança para auxiliá-lo nesse talvez sem fim caminho de aperfeiçoar seus próprios padrões motores. Na natação, procure simplificar as coisas e concentre-se no que lhe trará o melhor retorno do tempo e energia investida. No ciclismo, atente para suas pedaladas serem equilibradas e confortáveis em diferentes intervalos de cadência. Na corrida, procure formas de minimizar o gasto energético concentrando-se em sustentar o corpo numa posição confortável, aprender diferentes ritmos de passada, ouvir e sentir sua respiração em diferentes níveis de esforço ou mesmo não se lesionar, além é claro de toda a mecânica de sua marcha.
3-Adquirir conhecimento
Pode parecer óbvio mas antes de acreditar em um plano de treinos você deve melhor do que ninguém saber que aquele plano funciona no seu caso. E para que a certeza seja rodeada dos menores riscos possíveis, a melhor saída é conhecer sobre o tema. Portanto, converse e discuta suas dúvidas, ouça as histórias de sucesso e reflita sobre tudo isso para que então possa ser capaz de aprofundar-se ainda mais no tema e definir o que e como abordar em sua carreira esportiva. Conhecer-se como atleta e sobre o esporte que pratica vale muito mais que aquele novo modelo de…não importa afinal conhecimento nunca é demais para ninguém.
4-Melhorar a relação peso/potência
Apesar da dificuldade que as festas representam, podemos sim, com um esforço extra, melhorar a relação peso potência emagrecendo, fortalecendo o corpo, ou ambas. Felizmente podemos aliar força e redução de peso para nos tornarmos ainda mais competitivos e econômicos no dia da prova e durante toda uma temporada. Dicas simples, queime mais calorias do que o que você consome e você emagrace. O corpo humano pode queimar mais calorias acelerando o metabolismo. Como precisamos de mais calorias para manter 1kg demassa magra do que 1kg de gordura, a melhor forma de acelerar o metabolismo é aumentar o percentaul de massa magra. Para isso, treine força, seja na academia ou durante toda a temporada de forma específica para melhorar sua relação peso potência ou mesmo possibilitar o máximo desenvolvimento esportivo. Afinal só nadaremos, pedalaremos ou correremos mais rápido se formos capazes de ultrapassar ou sermos mais fortes que as resistêncis impostas pela água, vento, atrito, peso e etc. As férias podem ser um momento ideal para isso.
5-Testar uma nova abordagem
Regra básica para quem treina. Nosso corpo responde a estímulos e não a planos mirabolantes, dicas e segredos fisiológicos. É óbvio mas continuamos duvidando, se você quer nadar, pedalar e corer mais rapido na próxima temporada, não espere mais e comece a fazer isso já, durante as férias. Certamente, para que isso aconteça, você precisará nadar, pedalar e corer mais rápido em seus treinos. E agora, seja você orientado por um técnico ou sendo o próprio treinador de si mesmo, tens uma chance de ouro para testar essa abordagem e comprovar empiricamente essa regra básica para a melhora de performance. Quer a abordagem científica para comprovar tal premissa? Em níveis mais elevados de intensidade ocorrem adaptações para todos os tipos de fibras musculares e sistemas energéticos utilizados pelo organismo humano durante o exercício.
Mas não se esqueça que tudo isso só vale se as férias forem, antes de mais nada, um período de descanso, recuperação física e mental, e claro, transição para uma nova fase de mais e melhores treinos que o conduzirão a novos patamars de capacidade física e resultados em provas. Alguém falou em férias por aí?

Nenhum comentário:

Postar um comentário